Apac informa que algumas regiões de Pernambuco devem ter chuva "moderada a forte" a partir da noite deste sábado (17)
- mais jaboatao
- 17 de mai.
- 2 min de leitura
O órgão também informou que, no Agreste, pode ter intensidade moderada, pontualmente forte

Foto: Reprodução/TV Globo
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um comunicado sobre pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, principalmente a partir da noite deste sábado (17/05) e ao longo do domingo (18) na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul. O órgão também informou que, no Agreste, pode ter intensidade moderada, pontualmente forte.
Segundo a Apac, um canal de umidade formado pela influência da Frente Fria está se deslocando em direção ao setor de leste de Pernambuco e deverá deixar o tempo instável nos próximos dias.
“Este sistema poderá provocar chuvas, inicialmente na Mata Sul, a partir da noite de sábado (17/05), posteriormente nas demais regiões do Litoral (Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata) na categoria Moderada a Forte ao longo do domingo (18/05)”, informou o órgão.
Após uma trégua nas chuvas na manhã e tarde deste sábado, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de que a sequência de fortes chuvas retorne a partir da noite do sábado e siga até pelo menos a próxima terça-feira com intensidade de moderada a forte. Durante a reunião, a Apac apresentou a previsão para as duas regiões.
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destaca que o trabalho de recuperação de barragens é importante para garantir que os pernambucanos tenham maior segurança. “Nós monitoramos os rios a cada 15 minutos, estamos atentos e a conclusão da barragem de Panelas II deve amenizar os efeitos na Mata Sul. A Barragem de Serro Azul ainda está em um nível muito baixo e isso traz uma retenção. Todos esses equipamentos fazem parte do sistema de proteção das nossas cidades para amenizar os impactos”, afirmou o secretário Almir Cirilo.
Confira a previsão para domingo (18), por região, conforme dados divulgados pela Apac no dia 17 de maio:
- Mata Norte: Moderada a forte.
- Região Metropolitana: Moderada a forte.
- Mata Sul: Metropolitana: Moderada a forte.
- Agreste: Moderada.
- Sertão de Pernambuco: Fraca
- Sertão São Francisco: Fraca








Comentários