top of page

Bianca Borges: nova presidente da UNE defende Venezuela, legalização do aborto e critica Israel

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 4 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Defende pautas ligadas à esquerda tradicional: é contra o arcabouço fiscal, a favor da taxação dos super-ricos, do financiamento público robusto da educação e da legalização do aborto

Do Portal de Prefeitura

Foto: Reprodução


Aos 25 anos, Bianca Borges comanda a maior entidade estudantil da América Latina: a União Nacional dos Estudantes (UNE). Estudante de Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), advogada formada pela USP, ex-presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo e militante da UJS, ala jovem do PCdoB, Bianca representa a continuidade de uma hegemonia política que já dura mais de três décadas na entidade.


Natural de Itapevi (SP) e criada em Praia Grande, Bianca começou sua militância aos 14 anos, ainda na ETEC local. Aos 17, ingressou na USP, onde teve atuação destacada no movimento estudantil e no tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto. Após concluir o curso de Direito em 2022 e atuar como advogada, voltou à graduação em 2023 para cursar Letras, o que a reinseriu formalmente na vida estudantil e abriu caminho para sua ascensão à presidência da UNE.


Bianca defende pautas ligadas à esquerda tradicional: é contra o arcabouço fiscal, a favor da taxação dos super-ricos, do financiamento público robusto da educação e da legalização do aborto. Também é crítica aberta de Israel e apoia os regimes de Cuba e Venezuela, posicionamentos que a alinham com setores mais ideológicos da esquerda brasileira. Em postagens recentes nas redes sociais, reforçou o discurso contra a extrema direita e destacou uma “luta internacionalista”.


Apesar das pautas radicais, sua imagem pública tem contrastes curiosos. Fã declarada de Taylor Swift, Bianca já participou do programa Jovens Embaixadores e tem registros em suas redes tanto em Havana quanto em Nova York, com reflexões políticas até sobre misoginia contra fãs da cantora americana.


Com uma base sólida dentro da UJS e apoio de partidos como PCdoB, PT, PSB e alas do PSOL, Bianca Borges promete seguir mobilizando estudantes em defesa da educação pública e da soberania nacional e manter a UNE como espaço estratégico da juventude de esquerda.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page