top of page

Comitê da Orla do Jaboatão tem primeira reunião de 2026 com pautas sobre o litoral do município

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

O instrumento serve para garantir a organização do território conhecido como Amazônia Azul, compreendendo toda a parte da área costeira e de rios do país


Foto: Assessoria de Imprensa


Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou a primeira reunião ordinária do ano do Comitê da Orla do Jaboatão. No encontro do colegiado, que reúne representantes do poder municipal, legislativo, do Estado, Governo Federal e da sociedade civil, os participantes acompanharam uma apresentação sobre o Planejamento Espacial Marinho (PEM), divulgada pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil. O instrumento serve para garantir a organização do território conhecido como Amazônia Azul, compreendendo toda a parte da área costeira e de rios do país.


A reunião tratou também da implantação de um grupo de trabalho para a criação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, que todos os municípios de Pernambuco que possuem orla precisarão constituir. O instrumento tem como objetivo definir o uso sustentável dos recursos da zona costeira, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). As principais etapas da construção envolvem a análise diagnóstica, definição de metas e ações, implementação e monitoramento, visando a gestão integrada da orla.


Outra pauta do comitê foi uma avaliação do réveillon realizado na orla de Jaboatão, abrindo a fala para que os participantes pudessem apresentar os pontos positivos e negativos dos dias de evento que movimentou a Praia de Candeias. Entre os tópicos levantados, a questão da geração de renda para os comerciantes, limpeza urbana e segurança pública.


Tendo a orla do Jaboatão como uma demanda prioritária da administração, o prefeito Mano Medeiros prestigiou um trecho do encontro, cumprimentando os integrantes do colegiado. “Feliz em encontrá-los aqui fazendo parte desse comitê que é tão importante na discussão e apresentação de projetos e ações em prol da orla do nosso município”, disse o gestor, que adiantou que estará em Brasília ainda este mês para buscar recursos para seguir com as obras de requalificação da orla, e destacou a licitação, que já foi publicada, de construção dos nove banheiros fixos ao longo da orla.


Segundo a presidente do comitê e secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo do Jaboatão, Roberta da Fonte, “a ideia da gestão municipal é buscar sempre novos instrumentos para organizar e ordenar melhor a nossa orla. Sobre a criação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, será um trabalho que vai levar tempo para a construção desse projeto, mas importante para todos que utilizam a orla”, afirmou.


Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page