Connecta+ oferece 40 vagas em oficinas gratuitas de expressão criativa e robótica em Jaboatão
- mais jaboatao
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Programa apresenta jovens em situação de vulnerabilidade social ao mundo da tecnologia com foco na formação pessoal e profissional

Foto: Divulgação
O Connecta+ inicia uma nova etapa no mês de setembro oferecendo 40 vagas gratuitas em oficinas de expressão criativa e iniciação à robótica. O programa, criado pelas empresas Um Telecom e Connectoway e realizado pelo Instituto MeMaker, é voltado para jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social, apresentando caminhos para carreiras na área de tecnologia. A iniciativa, que já beneficiou quase 70 alunos em quatro turmas, oferece agora novas vagas distribuídas em duas turmas de 20 alunos.
As aulas acontecem duas vezes por semana, com opções às segundas e quartas ou às terças e quintas, sempre das 14h às 17h, no Projeto Aria Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O programa conta com 30 horas/aula de expressão criativa e robótica, conectando o aprendizado em tecnologia com a realidade dos participantes. Os alunos recebem fardamento e lanche durante as atividades. Também são parceiros do programa o Grupo Parvi e a Lidermac.
“O Connecta+ mostra aos alunos que eles podem acreditar no seu potencial e transformar sonhos em realidade. Mais do que apresentar ferramentas, queremos mostrar a esses jovens que o universo da tecnologia pode ser uma porta aberta para que eles conquistem autonomia, oportunidades e novos horizontes”, afirma Luciane Gomes, embaixadora do Connecta+.
Para Mônica Bouqvar, diretora do Instituto MeMaker, o programa é um espaço de inclusão e valorização dos talentos da juventude. “O Connecta+ é uma oportunidade para que esses jovens tenham acesso a conhecimentos que podem contribuir para sua trajetória. Nosso papel é garantir que eles enxerguem possibilidades e se sintam parte de um futuro mais digital, criativo e inovador”, ressalta.
As inscrições podem ser feitas através do link disponível na bio dos perfis do Instagram do Connecta+ (@_connecta_mais) e do Instituto MeMaker (@institutomemaker). As oficinas começam em 29 de setembro.
FORMAÇÃO E OPORTUNIDADES
A embaixadora do programa, Luciane Gomes, fala com emoção sobre a transformação que o Connecta+ promove na vida dos jovens. “Na primeira turma, tivemos uma aluna neurodivergente que chegou com interação praticamente zero. No final das oficinas, ela apresentou o trabalho em público. Exemplos como esse mostram que podemos contribuir para o desenvolvimento social e profissional dos jovens atendidos”, lembra.
Ao longo das quatro primeiras turmas, o Connecta+ já capacitou quase 70 jovens, incentivando o desenvolvimento de projetos que unem sustentabilidade e tecnologia. Um dos objetivos do programa é despertar o interesse pelas carreiras do setor, ampliando as perspectivas profissionais. Além da formação, o programa também abre caminhos para o mercado de trabalho. Até agora, três alunos ingressaram em programas de Jovem Aprendiz nas empresas Um Telecom e Connectoway. Outros dois jovens participantes de turmas anteriores estão atuando como monitores nas oficinas.
Serviço:
Inscrições para duas turmas Connecta+
Público: Jovens de 16 a 20 anos
Inscrições: Gratuitas pelo link disponível na bio dos perfis do Instagram do Connecta+ (@_connecta_mais) e do Instituto MeMaker (@institutomemaker)
Mais informações: @_connecta_mais e @institutomemaker no Instagram