top of page

Delegada Gleide Ângelo comemora avanço no concurso da Guarda Municipal de Jaboatão

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 7 de nov.
  • 2 min de leitura

O certame, regido pelo Edital nº 02/2024 e organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), oferece 117 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 10 para Agente Municipal de Trânsito e Transporte. O processo estava paralisado há mais de sete meses

ree

Do Blog Ponto de Vista

Foto: Assessoria de Imprensa


Pouco mais de uma semana após o apelo feito pela deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a publicação de sua Indicação nº 14.113/2025 no Diário Oficial do Estado, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou a contratação de uma empresa responsável por iniciar o curso de formação dos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal.


O certame, regido pelo Edital nº 02/2024 e organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), oferece 117 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 10 para Agente Municipal de Trânsito e Transporte. O processo estava paralisado há mais de sete meses.


É com muita satisfação que recebo a notícia de que a Prefeitura de Jaboatão respondeu com agilidade ao nosso apelo e à Indicação que apresentei na Alepe. Era uma situação que comprometia não apenas a vida dos candidatos, mas também a segurança pública de todos os homens e mulheres da cidade. Agradeço ao prefeito Mano Medeiros pela sensibilidade e celeridade diante de um tema tão urgente”, afirmou a parlamentar, que compartilhou a atualização em suas redes sociais.

Atualmente, o município conta com apenas 301 guardas municipais efetivos para uma população de quase 700 mil habitantes — uma proporção de um agente para cada 2.270 moradores. O número está muito abaixo da recomendação da Associação Brasileira de Guardas Municipais (ABGM), que sugere um efetivo de um guarda para cada 250 habitantes.


O déficit de profissionais reflete diretamente na segurança pública. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), Jaboatão é a segunda cidade mais violenta do estado, com 171 homicídios registrados até 15 de setembro. As estatísticas de outubro ainda não foram divulgadas.


A população de Jaboatão precisa e merece um efetivo maior, e os candidatos que se prepararam e chegaram até aqui merecem respeito e transparência. Vou seguir acompanhando de perto esse trabalho de fortalecimento da Guarda Municipal de Jaboatão até a última nomeação. Segurança pública é coisa séria”, concluiu Gleide Ângelo.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page