top of page

Deputada Clarissa Tércio aprenta projeto de lei para regulamentar a criação de pitbulls no Brasil

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura

Conforma a parlamentar, a iniciativa prevê a obrigatoriedade da focinheira em locais públicos, treinamento adequado, cadastro obrigatório dos donos e punição severa para criadores

ree

Foto: Reprodução


Atuante nas redes sociais, a deputada federal Clarissa Tércio informou que apresentou um projeto de lei para regulamentar a criação de pitbulls no Brasil. “O objetivo não é demonizar a raça, até porque sou criadora e sei do seu potencial amoroso e leal, mas garantir que apenas pessoas preparadas e responsáveis possam criá-los”, escreveu. Conforma a parlamentar, a iniciativa prevê a obrigatoriedade da focinheira em locais públicos, treinamento adequado, cadastro obrigatório dos donos e punição severa para os criadores.


Dona de um pitbull há quatro anos, reforçou ser necessário tomar as medidas necessárias de segurança, exemplo do uso de focinheira. “Porém, muitos criadores não pensam assim e o resultado disso é uma série de ataques e, muitos deles, criminosos. E o que o poder público tem feito? Nada. Seguimos sem regras claras para a criação desses animais. Enquanto isso, crianças, idosos e até os próprios donos continuam sendo atacados”, disse.


Segundo Clarissa Tércio, entre 2016 e 2023, o Ministério da Saúde registrou 248 mortes por ataques de cães. Em 2024, foram pelo menos 13 ataques. Desses ataques, 6 pessoas foram mortas. “Frequentemente, somos surpreendidos com notícias chocantes de ataques mortais e isso por causa de criadores irresponsáveis. E nós precisamos dar um basta nisso”, completou.


“Quando se fala em pitbull, muitas pessoas sentem medo e desconforto. Mas a verdade é que o problema não está na raça, e sim na falta de responsabilidade de alguns donos, que não oferecem o devido adestramento e manejo adequado”, completou, destacando ainda que trabalhou incansavelmente em Brasília para a aprovação deste projeto, “porque a proteção das nossas famílias não pode esperar”.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page