top of page

“Galo na Neve” leva frevo e maracatu para as ruas de Québec e aquecem o inverno canadense

  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

 Participantes se reuniram trajados com figurinos vibrantes e instrumentos que levitam sons da folia, garantindo uma experiência que mistura tradição nordestina e clima invernal canadense

Do Portal URB.News

Foto: Reprodução/Instagram Galo na Neve


Enquanto o Carnaval esquenta as ruas do Brasil, uma versão inusitada da folia tem chamado atenção no Canadá. Inspirado no icônico Galo da Madrugada, bloco símbolo do Carnaval de Pernambuco, o Galo na Neve vem transformando as ruas congeladas de Québec em um espaço de alegria tropical com frevo, maracatu e samba.


Organizado por brasileiros que vivem na cidade e entusiastas da cultura pernambucana, o Galo na Neve saiu às ruas neste sábado (14), resgatando a energia e o espírito coletivo da festa popular, espantando o frio com ritmo, cor e o típico calor brasileiro. Participantes se reuniram trajados com figurinos vibrantes e instrumentos que levitam sons da folia, garantindo uma experiência que mistura tradição nordestina e clima invernal canadense.


Nas redes sociais, vídeos compartilhados por foliões mostram a “neve voando” sob os pés de quem dança frevo e maracatu, enquanto outros gravam passistas improvisados enfrentando o frio com ritmo quente.


Fabi Marques, uma das organizadoras do bloco, publicou nas suas redes sociais sobre levar a cultura brasileira para o segundo maior país do mundo em território: “É sobre isso! A gente se reconhece. Nossa cultura, nossas raizes, nossa história viva não importa onde. Ciranda é maracatu se encontram e mostram que cultura é isso, união, pertencimento e história viva”, disse.


O evento, que começou de forma espontânea e cresceu com o tempo, reúne tanto brasileiros, muitos deles intercambistas ou residentes, quanto locais curiosos pela festa. Por entre as ruas cobertas de neve, o bloco distribui sorrisos e convida quem passa a acompanhar passos de frevo, marchas de maracatu e toques de samba, criando um contraste inusitado entre o gelo do inverno canadense e a vibração do Carnaval brasileiro.


O Galo na Neve é um exemplo de como tradições culturais podem se reinventar e atravessar fronteiras geográficas e climáticas. Ao levar o espírito do Carnaval para um cenário inesperado, o evento celebra o encontro de culturas e demonstra que, onde houver brasileiros e muita vontade de festejar, sempre haverá música e alegria, mesmo que seja sobre a neve.

MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page