Governo de Pernambuco alcança excelência na gestão previdenciária dos seus servidores
- mais jaboatao
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Menos de 1% dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Estados e Municípios do Brasil possuem o Nível IV do Pró-Gestão. Com isso, o Poder Executivo demonstra seu compromisso com a proteção do futuro dos seus servidores públicos

Foto: Assessoria de Imprensa
A governadora Raquel Lyra assinou o documento que garante a certificação de Nível IV do Pró-Gestão, concedida pelo Ministério da Previdência Social a Pernambuco. Desta forma, a previdência dos servidores do Estado, que é gerenciada pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), passa a ser a sexta do país, no âmbito dos estados, a conquistar este grau de qualificação.
“A certificação é concedida após uma auditoria realizada por uma empresa independente e especializada que avalia o órgão gestor do RPPS e faz a sua recomendação ao Ministério. Neste encontro são averiguadas as práticas de governança corporativa, controles internos, gestão de pessoas, atuarial e de investimentos, além de ações de educação previdenciária e atendimento ao segurado”, explicou Katharina Florêncio, diretora-presidente da Fundação.
Nos últimos anos, a Funape vinha mantendo a certificação no Nível III do Pró-Gestão, o que já colocava Pernambuco em destaque no cenário nacional. Em 2025, o aprimoramento de processos internos, bem como um intenso trabalho de difusão da cultura previdenciária junto aos servidores do Estado fizeram com que a avaliação do órgão melhorasse perante o Ministério da Previdência.
Com isso, o Governo de Pernambuco se torna o primeiro RPPS do Estado a conquistar o Nível IV do Pró-Gestão (as prefeituras têm seus Regimes Próprios de Previdência Social); o terceiro Estado do Nordeste e o sexto no Brasil a alcançar este tipo de certificação.
Este reconhecimento reforça o posicionamento de Pernambuco como referência nacional em previdência pública; boas práticas de gestão previdenciária; credibilidade institucional perante os órgãos de controle, os segurados e toda a sociedade; solidez da gestão previdenciária, com processos estruturados, governança consolidada e controles efetivos; maior segurança jurídica e administrativa na condução das políticas previdenciárias; e diretrizes claras para sustentabilidade financeira do RPPS, assegurando resultados atuariais consistentes e investimentos responsáveis.
“Esse resultado é também o reflexo direto do compromisso e do cuidado da gestão estadual com os servidores públicos. Ao fortalecer a Funape e investir na qualidade da gestão previdenciária, o Governo de Pernambuco reafirma que valorizar o servidor é assegurar uma previdência sólida, transparente e sustentável, que garanta segurança no presente e tranquilidade no futuro”, afirma Katharina Florêncio.
PRÓ-GESTÃO - O Pró-Gestão RPPS é um programa do Governo Federal de certificação institucional que avalia a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social em todo o país. Com o Nível IV, Pernambuco consolida sua posição entre os RPPS mais bem avaliados do Brasil, reafirmando o compromisso do Estado com uma previdência pública moderna, eficiente e humana, construída com base no respeito, na responsabilidade e no reconhecimento do valor do servidor público.








Comentários