Henrique Metalúrgico participa de audiência pública na Alepe sobre a retomada das atividades dos estaleiros pernambucanos
- mais jaboatao
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, coordenada pelo deputado estadual João Paulo (PT)

Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa
O vereador de Jaboatão dos Guararapes Henrique Metalúrgico, que também preside o Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetalpe), participou da audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (12/05), sobre a retomada da indústria naval no Estado. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval, coordenada pelo deputado estadual João Paulo (PT).
Em sua fala, Henrique Metalúrgico destacou que o Estado conta com dois estaleiros de ponta: Vard Promar e Atlântico Sul que, no entanto, não participaram das últimas licitações para a construção de navios. "A audiência reforçou o papel estratégico de Pernambuco na reindustrialização do país, com foco na geração de empregos, no desenvolvimento econômico e na valorização da classe trabalhadora, uma das ações prioritárias do governo Lula", escreveu nas redes sociais.
Com a articulação da Frente Parlamentar, serão agendados agendará encontros com o Ministério da Casa Civil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar da retomada das atividades dos estaleiros pernambucanos. O encaminhamento vem ao fim do prazo da licitação de oito navios pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.
A concorrência, que receberá propostas até o próximo dia 19 de maio, será dividida entre dois lotes: um com cinco navios para transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outro com três embarcações que poderão transportar não só GLP, mas também amônia.
Presentes na reunião, as representantes dos estaleiros localizados no Complexo Industrial Portuário de Suape – Tanielle Cavalcanti, do Estaleiro Atlântico Sul, e Daianna Souza, do Vard Promar – defenderam a capacidade técnica das empresas. Nenhuma das duas confirmou, porém, se as fábricas participarão do processo licitatório.
Comments