Hino do Jaboatão dos Guararapes ganha versão em frevo no Carnaval 2026
- mais jaboatao
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Canção será apresentada pela dupla de homenageados da Prefeitura na festa deste ano, Mateus e Katilinda

Foto: Josué da Mata
O Carnaval 2026 no Jaboatão dos Guararapes terá um sentimento todo especial para quem é nascido, vive e/ou ama o município. Neste ano, a dupla de brincantes e cantores, Mateus e Katilinda, dois dos homenageados do ciclo deste ano da festa de Momo, preparou uma grande surpresa para emocionar o público folião. Nos shows que os personagens da cultura popular farão durante a programação do Carnaval, será apresentado o hino oficial do Jaboatão dos Guararapes numa versão especial no ritmo do frevo.
A ideia surgiu do amor que Marcos de Lima e Fábio Glei, os respectivos intérpretes de Mateus e Katilinda, têm pelo município e da visão de como a letra da música, numa batida mais alegre, poderia despertar o desejo de maior pertencimento e orgulho pelo local em que vive. Personagens que caracterizam a cultura popular do Nordeste, em Jaboatão e em todo o país há mais de 20 anos, a dupla é sempre destaque nas principais datas do calendário cultural local, como Natal, Carnaval e São João.
Segundo o prefeito Mano Medeiros, a ideia de dar uma cara nova ao hino de Jaboatão dos Guararapes reforça na população a admiração pelo município. “Jaboatão é uma terra de pessoas fortes, guerreiras, e, como a própria letra do hino fala, de muita esperança para batalhar por aquilo que quer conquistar. Nosso hino é lindo, e poder dar visibilidade a ele para as novas gerações de uma maneira mais descontraída será muito importante para valorizar o amor que todos devem ter por Jaboatão. Amor e respeito ao município é o que defendo e prático diariamente junto aos funcionários da Prefeitura e a toda a população”, afirmou.
Para o ator e jornalista Marcos de Lima, essa roupagem mais festiva do hino do Jaboatão dos Guararapes no ritmo do frevo visa romper a solenidade que a canção impõe e fazer com que ela seja executada durante todo o ano e em diferentes ocasiões. “Queremos despertar um sentimento de pertencimento ao nosso hino. Fazer com que as pessoas conheçam e queiram cantar a música, assim como ocorreu com o hino de Pernambuco quando foram feitas as versões em frevo, forró e manguebeat no início dos anos 2000”, informou.
Após o Carnaval 2026, a dupla Mateus e Katilinda entrará em estúdio para gravar e deixar eternizado o hino de Jaboatão dos Guararapes no ritmo do frevo, que foi composto pelo poeta e jornalista Benedito Cunha Melo (1911 a 1981).
Homenageados – Além de Mateus e Katilinda, os homenageados do Carnaval 2026 do Jaboatão dos Guararapes são duas agremiações que exaltam as manifestações da cultura popular do município, o grupo Boi Sorrizo e o bloco lírico Flabelo do Amor.




