Jaboatão dos Guararapes recebe 8ª edição da Aldeia Yapoatan com programação cultural gratuita e homenagens ao circo pernambucano
- mais jaboatao
- 14 de out.
- 2 min de leitura
Festival promovido pelo Sesc e Prefeitura de Jaboatão celebra a cultura popular com mais de 20 atividades entre teatro, dança, circo e música até o dia 18 de outubro

Foto: Assessoria de Imprensa
Jaboatão dos Guararapes se transforma, até o próximo dia 18 de outubro, em um grande palco da cultura popular com a realização da 8ª edição da Aldeia Yapoatan. O evento, promovido pelo Sesc Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Cultura, leva ao público uma programação diversificada e acessível, com mais de 20 atividades gratuitas ou a preços populares em diferentes pontos da cidade.
Os espaços que recebem as atrações são o Sesc Piedade, o Cine Teatro Samuel Campelo e a Praça Nossa Senhora do Rosário, que juntos abrigam espetáculos de teatro, circo, música e dança, além de oficinas formativas, feira criativa e exposições.
Este ano, a Aldeia Yapoatan presta uma homenagem especial à artista Índia Morena – nome artístico de Margarida Pereira de Alcântara, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco e figura emblemática do circo tradicional. Com trajetória marcada pelo contorcionismo, acrobacia, canto e atuação, Índia Morena é considerada a Grande Dama do Circo Pernambucano e símbolo da resistência da cultura popular em Jaboatão.
A linguagem do circo é o eixo temático central desta edição, em diálogo com questões como gênero, ancestralidade e o protagonismo feminino nas artes. Entre os destaques da programação, está a oficina de Palhaçaria, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, das 15h às 17h, ministrada pelo grupo Las Cabaças e voltada para participantes a partir de 14 anos. As inscrições custam R$ 15 (comerciários) e R$ 30 (público geral).
No dia 15, a palhaça Keke Kerubina sobe ao palco da Praça Nossa Senhora do Rosário com o espetáculo “Circuluz Brincante”, às 16h. Em seguida, às 18h, o Cine Teatro Samuel Campelo recebe a Mini Ball Yapoatan, evento performático com batalhas de dança organizado pelo coletivo Vogue Yapoatan, com entrada gratuita.
Na quinta-feira (16), o grupo Flores de Teatro do Sesc Piedade apresenta “Severinos, Virgulinos e Vitalinos”, às 14h, no Cine Teatro. E na sexta-feira (17), às 19h, a Escola Pernambucana de Circo leva ao palco o espetáculo “Circo Science”, parte do circuito nacional Palco Giratório, realizado pelo Sesc.
O encerramento acontece no sábado (18) com uma programação especial. A partir das 8h, o Sesc Piedade realiza uma oficina de canto para crianças de 8 a 13 anos, com inscrição solidária (1kg de alimento não perecível). Às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo “Opá – Uma Missão”, também com entrada solidária.
No mesmo dia, a partir das 14h, o Cine Teatro e os arredores da Praça Nossa Senhora do Rosário recebem a Feira Criativa, com expositores de moda, artesanato e gastronomia. A programação inclui ainda a exposição “Por Trás da Lona”, intervenções da Escola Sesc de Circo Social, e apresentações dos grupos Manifesto Catirina, Coco Abre Caminhos, Grupo de Percussão Yapoatan e o espetáculo inédito “Espécie em Extinção”, do grupo Corpore de Dança, com direção de Patrícia Costa, abordando os efeitos das mudanças climáticas sobre a humanidade
Comentários