top of page

Jaboatão entrega projeto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente para conter avanço do mar

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 25 de out.
  • 2 min de leitura

Intervenção prevê muro de enrocamento e medidas de estabilização do solo em áreas críticas de Piedade e Candeias

ree

Foto: Tarciso Augusto/GCom Semas-PE


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, entregou, nesta sexta-feira (24), ao secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, o projeto da obra para conter a erosão marinha em trechos críticos da orla do município. O documento foi elaborado pelo Núcleo de Estudos Marinhos (NEM), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, e apresentado depois das reuniões técnicas realizadas entre as equipes do Governo do Estado e da Prefeitura.


O prefeito Mano Medeiros considerou a entrega do projeto mais um passo importante na cooperação entre o município e o Governo do Estado. “Estamos atuando de forma conjunta e técnica para garantir a proteção da nossa orla e a segurança da população. Essa obra é essencial para conter a erosão marinha no curto prazo, enquanto avançamos na busca por uma solução definitiva e metropolitana para a engorda das praias”, disse Mano Medeiros.


O projeto emergencial contempla intervenções em dois pontos considerados os mais afetados: um trecho de aproximadamente 250 metros entre o Residencial Candeias II e a Rua Major Médico Vicente Fonseca de Matos, e outro de 130 metros, nas proximidades da Rua Gilberto Carlos Zazar, na divisa entre Candeias e Barra de Jangada.


A proposta prevê a implantação de um muro de enrocamento aderente, estrutura formada por camadas de pedras de diferentes tamanhos, dispostas para absorver a energia das ondas e proteger as construções. O projeto inclui escavação, nivelamento do terreno e colocação de manta geotêxtil para estabilização do solo e prevenção da perda de sedimentos. As pedras utilizadas terão pesos variados, garantindo durabilidade e resistência à ação do mar.


O documento será analisado pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e pela CPRH, que deverão emitir as autorizações necessárias para o início das intervenções. As medidas emergenciais integram um conjunto de ações discutidas no grupo de trabalho criado em parceria entre a Prefeitura de Jaboatão e o Governo de Pernambuco, voltado à recuperação e à sustentabilidade do litoral do Estado.


"A governadora Raquel Lyra reforça o compromisso em tratar a recuperação da faixa de areia de forma metropolitana. E, em Jaboatão, o prefeito Mano Medeiros tem sido um parceiro com a realização de ações conjuntas emergenciais e definitivas para a proteção da costa", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page