top of page

Jaboatão tem situação de emergência reconhecida por erosão costeira

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

A confirmação foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União, dentro do conjunto de portarias que reconhecem desastres em diferentes regiões do país

ree

Do Leia Já

Foto: Assessoria de Imprensa


O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), teve sua situação de emergência oficialmente reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) após ser atingido por erosão costeira. A confirmação foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União, dentro do conjunto de portarias que reconhecem desastres em diferentes regiões do país.


A erosão, fenômeno que causa o avanço do mar sobre áreas urbanas e litorâneas, tem provocado danos recorrentes no município, afetando a estrutura urbana, áreas de lazer, vias e imóveis. Com o reconhecimento federal, a prefeitura passa a ter acesso facilitado a recursos da União para ações emergenciais e para atendimento à população atingida.


Com o status de emergência, Jaboatão dos Guararapes poderá solicitar verbas para ações de defesa civil, incluindo a distribuição de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes que atuam na resposta ao desastre, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório para as famílias afetadas. Os recursos também podem ser usados em medidas de proteção e mitigação, fundamentais para conter o avanço do mar e reduzir riscos futuros no litoral do município.


Forma de solicitação dos recursos

A solicitação dos recursos deve ser feita pela prefeitura por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional e aprovação do plano de trabalho enviado pelo município, uma nova portaria será publicada definindo o valor a ser liberado pelo governo federal.


Jaboatão é um dos 20 municípios de 11 estados brasileiros incluídos na lista mais recente de situações de emergência reconhecidas pelo MIDR, que reúne locais afetados por fenômenos como chuvas intensas, seca, estiagem, vendavais, granizo, incêndios florestais e tornados. Para o município pernambucano, o reconhecimento representa a possibilidade de acelerar ações decisivas para reduzir danos, apoiar famílias afetadas e iniciar intervenções de recuperação em áreas atingidas pela erosão costeira.



MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page