MTST ocupa terreno abandonado em Jaboatão dos Guararapes
- mais jaboatao
- 8 de set.
- 2 min de leitura
O movimento estima que cerca de 20 mil famílias estejam sem moradia no município e ressalta que Jaboatão é a 4ª cidade com mais pessoas em áreas de risco

Do Portal Leia Já
Divulgação/MTST
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou, na madrugada do último sábado (6), um imóvel no bairro Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Segundo lideranças, a Ocupação Brasil Soberano abriga 150 famílias em luta por moradia digna.
O movimento apontou que o terreno na Rua Capitão Ramos não cumpre função social e está em desuso há 30 anos. “Ao ocupar um imóvel abandonado, mostramos que a função social da propriedade precisa ser respeitada. Essa luta é de todos que sonham com uma cidade justa e popular. É uma luta por teto, trabalho e pão”, afirmou Vitória Genuino, coordenadora nacional do MTST em Pernambuco.
Após erguer a nova ocupação, integrantes do MTST distribuíram alimentos e café da manhã para moradores do entorno.
“No fim de semana em que o país vai às ruas para demarcar a importância da Soberania Nacional para um Brasil verdadeiramente independente, a nova ocupação recebeu o nome de Brasil Soberano já em sua primeira assembleia. O nome reafirma o perfil de resistência popular e compromisso com o povo brasileiro do movimento, conectando a luta por moradia à luta por justiça e democracia”, explica o MTST.
O movimento estima que cerca de 20 mil famílias estejam sem moradia no município e ressalta que Jaboatão é a 4ª cidade com mais pessoas em áreas de risco. Em 2022, 64 pessoas morreram nos deslizamentos de barreiras em Jaboatão durante as fortes chuvas que atingiram Pernambuco.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afirmou:
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, irá no local negociar com as lideranças do MTST a desocupação do terreno público com os integrantes da Ocupação Brasil Soberano, em Zumbi do Pacheco. As famílias serão inscritas no cadastro da secretaria de habitação para ter o direito aos benefícios das políticas habitacionais.”








Comentários