top of page

Multidão no Recife ocupa ruas contra a PEC da Blindagem e a anistia a golpistas

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

A concentração teve início em frente ao Ginásio Pernambucano, na Aurora, local simbólico para a história política do estado

ree

Do Jornal do Commercio

Foto: Henrique Lima/PT Pernambuco


O Recife voltou a escrever, neste domingo (21), mais um capítulo da sua longa tradição de lutas em defesa da democracia. Da Rua da Aurora ao Marco Zero, uma multidão ocupou o Centro da capital pernambucana para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia a condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.


A concentração teve início em frente ao Ginásio Pernambucano, na Aurora, local simbólico para a história política do estado. Ali, desde o século XIX, estudantes, trabalhadores e movimentos sociais se reúnem para marcar posição diante das crises nacionais. Por volta das 15h40, a caminhada seguiu pela Rua João Lira, Parque 13 de Maio e Ponte Princesa Isabel, até desembocar no Marco Zero, coração da cidade, onde o ato foi encerrado com apresentações de cultura popular.


O protesto assumiu caráter político-cultural. Dois trios elétricos reuniram artistas, grupos de maracatu e a batucada do bloco carnavalesco Eu Acho É Pouco, que levou ao ato o dragão vermelho, símbolo irreverente da resistência popular de Olinda. Enquanto o dragão cruzava a ponte Princesa Isabel, ainda havia milhares de pessoas na Aurora, demonstrando a força da mobilização.


Segundo os organizadores, 50 mil pessoas participaram da manifestação, convocada pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) com apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Entre cartazes e coro ao longo do percurso, frases como “sem anistia” e menções ao ex-presidente Jair Bolsonaro sintetizavam a mensagem dos protestos.


O deputado federal e presidente do PT Pernambuco, Carlos Veras, defendeu a importância de a população ocupar as ruas neste momento. “O nosso compromisso é com o povo trabalhador, com a soberania nacional e com as pautas que podem melhorar de fato a vida da maioria. Por isso, somos contra a anistia para golpistas e convocamos toda a militância a se somar a esses atos de luta neste domingo”, afirmou.


O PT destaca que, enquanto o Congresso corre para aprovar medidas que buscam perdoar golpistas, a população exige prioridade para a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos e taxação dos super-ricos, o fim da escala 6x1, a redução da jornada de trabalho e a defesa da soberania nacional.


Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page