top of page

Seminário debaterá nesta terça situação de pessoas na rua

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura

Realizado pela CDL Recife em parceria com OAB-PE, o encontro será às 9h, no bairro de Santo Antônio, com poder público, entidades e empresas para debater desafios e propor soluções

ree

Foto: Envato


Um seminário na manhã desta terça-feira (19/08) vai discutir problemas e soluções de pessoas em situação de rua no Centro do Recife. Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), o encontro vai envolver representantes do poder público, de órgãos, empresas e de entidades civis envolvidas com essa população. Será às 9h, na sede da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio. A intenção é apresentar desafios e propor um conjunto de ações integradas que atendam pessoas que moram nas vias públicas.


De acordo com o diretor institucional da CDL Recife,  Paulo Monteiro, o evento é resultado de um encontro ocorrido no ano passado com diversas entidades, que debateram as principais dificuldades e desafios. Também resultou em outros encontros para buscar soluções integradas. Entre os aspectos levantados estão o desamparo (econômico, social, família e do estado), a questão da moradia, insegurança alimentar, violência, falta de mais política pública, renda, educação e saúde.


Estatísticas

Segundo o Censo da População em Situação de Rua do Recife, realizado em 2022 e publicado em 2023, havia 1.806 pessoas em situação de rua na cidade. Em março deste ano, o Observatório Brasileiro da População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos-UFMG), a partir do CadÚnico/MDS, identificou 3.725 pessoas em situação de rua no Recife. No Brasil, o número de pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e vivendo em situação de rua chegou a 335.151, em março de 2025. 


Ação integrada

“É uma questão conjuntural que precisa ser trabalhada em conjunto”, ressalta o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Ele reforça a importância da atuação em parceria entre o poder público, empresas e o terceiro setor. Participam da iniciativa Prefeitura do Recife, Governo do Estado, OAB-PE, TGI Consultoria, Recentro, Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Secretaria de Segurança Urbana do Recife, Câmara Municipal do Recife, Poder Judiciário, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Frente Parlamentar pelo Centro do Recife.


Também integram o plano de ação o Ministério Público de Pernambuco, Centro de Apoio de Defesa da Cidadania, Polícia Militar de Pernambuco, Guarda Municipal, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Federação Espírita de Pernambuco, Pastoral Povo Rua, Centro de Prevenção às Dependências, CIAMPE RUA, Pão Nosso de Cada Noite, Armazém do Campo, Pão Nosso De Cada Noite, Centro de Prevenção às Dependências Moradora Do Sertão, Centro Pop, Mães do Centro, Pastoral Povo de Rua, Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Pernambuco (MNPR-PE), Centro Pop, Guardião do Convento Santo Antônio, Casa do Pão, Dimensão Consultoria, Aurora de Estrelas.


O que: Seminário População em situação de Rua no Centro do Recife

Quando: terça, 19 de agosto de 2025

Onde: OAB-PE: Rua Imperador Dom Pedro II, nº 346, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Horário:9h

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page