top of page

Seminário municipal de Paulista reúne setores sociais variados para o Planejamento Integrado do Litoral Norte do estado

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 1 de nov.
  • 3 min de leitura

Participantes puderam formular propostas, elencar vivências e diagnosticar carências observadas nos eixos de Prevenção de Desastres ‘Naturais’, Turismo Integral e Habitabilidade Plena

ree

Foto: Raul Holanda/Condepe-Fidem


Sociedade civil e membros do poder público e da iniciativa privada se reuniram, na tarde desta quinta-feira (30), para realizarem o seminário municipal participativo para o Planejamento Integrado do Território Estratégico do Litoral Norte do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O evento aconteceu no campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), localizado no bairro de Maranguape. 


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), principal apoiador técnico do projeto, foi representada pelo diretor de Governança Metropolitana Interfederativa, Carlos Amorim, e pela diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial, Hortênsia Nunes. Também marcaram presença o vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), maior parceiro da iniciativa, e secretários de pastas e autarquias municipais.


De modo participativo e integrado, os participantes, durante o encontro, puderam elencar pontos que consideram cruciais para o desenvolvimento regional do Litoral Norte de Pernambuco, que engloba os municípios de Paulista, Igarassu, Olinda, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Goiana. Os organizadores do evento, estruturado pela Condepe/Fidem, compilaram as ponderações e propostas elaboradas pelos convidados para que o poder público possa compreender as carências, potencialidades, vocações e outros pontos relevantes acerca da realidade vivenciada pelos munícipes e outros atores locais.


Para auxiliar no direcionamento das abordagens, as sugestões dos participantes foram divididas em três eixos temáticos: Prevenção a Desastres ‘Naturais’, Turismo Integral e Habitabilidade Plena. Após uma apresentação das diretrizes e dos objetivos da iniciativa, além da explanação geográfica sobre o Litoral Norte pernambucano, os grupos de trabalho (GT’s) foram constituídos em salas temáticas separadas. Os participantes, já divididos, contaram com o auxílio de perguntas e desdobramentos direcionados para aguçar o senso crítico e a possível integração com outros eixos.


As propostas e anotações, como frisado durante o evento, devem considerar as forças (potencialidades) e características únicas (vocações) de cada localidade, sempre conectando os pilares cultural, econômico, ambiental e turístico e, assim, ampliando a gama de setores beneficiados pelo projeto.


“Nunca havíamos tido uma abertura de diálogo e um olhar direcionado ao Litoral Norte como estamos tendo agora. A missão principal desse importante encontro com a população de Paulista e todos esses empresários de vários segmentos é, exatamente, levantar essas informações para que a governadora Raquel Lyra planeje e invista na nossa região. Queremos que tudo o que foi discutido e apresentado aqui chegue até ela. Temos muitas carências em todas as áreas, e a oportunidade que temos aqui agora é única”, celebra Paulo Marenga, secretário de Desenvolvimento Urbano de Paulista.


Todos os pontos destacados pelos convidados, após o momento prático de elaboração das ideias dentro dos eixos temáticos, foram apresentados um a um no plenário do evento, que ocorreu no auditório Rineide Gonçalves.


Carlos Amorim, um dos diretores da Condepe/Fidem, ressaltou o caráter multissetorial do encontro ao destacar a abrangência dos atores envolvidos nas etapas participativas, fundamentais para a construção do plano regional de desenvolvimento.


“Tivemos, mais uma vez, uma tarde muito proveitosa, com uma grande mobilização social. Com um grupo formado por membros do poder público municipal e estadual, sociedade civil e da classe empresarial, conseguimos obter insumos que serão essenciais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Litoral Norte pernambucano”, enfatizou Carlos.


Após a realização dos seminários da Ilha de Itamaracá e Paulista, as próximas reuniões seguem durante todo o mês de novembro: Itapissuma (5/11), Igarassu (12/11), Olinda (18/11) e Goiana (25/11).

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page