top of page

Setembro Amarelo: o papel do psicólogo e a ajuda dos exercícios físicos para a saúde mental

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 8 de set.
  • 2 min de leitura

Campanha nacional alerta sociedade sobre cuidados com a saúde mental

ree

Foto: Divulgação/ FPS


No mês de setembro há o alerta sobre os cuidados com a saúde mental. A atenção pode ser realizada em várias frentes, com acompanhamento psicológico, psiquiátrico e com exercícios físicos. O Brasil e o mundo vivem uma crise de saúde mental com impacto nos diversos setores da vida, social e profissional. É o que revelam dados exclusivos do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho. Em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos.


Esse tema é um importante problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de problemas relacionados à mente do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.


Entre os jovens de 15 a 29 anos, as questões de saúde mental foram a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Andrea Echeverria, destaca como o profissional da área pode auxiliar nesta luta.


“Em tempos de radicalismos e polarização das relações, o psicólogo deve atuar para  estabelecer o diálogo. Vivemos o momento onde os referenciais de família, trabalho, religião, gênero e o impacto das mídias sociais no comportamento têm gerado novas e intensas formas de sofrimento. Esses fatos produzem sintomas como depressão e ansiedade, gerando sofrimento que levam ao uso de álcool e drogas na tentativa de minimizar estes sofrimentos. A psicologia busca acolher essas questões como um ato humano, e sem julgamentos, propõe a via da palavra e da escuta”, disse Andréa.

EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM AJUDAR A SAÚDE MENTAL DE QUAL FORMA?


Que os exercícios físicos fazem bem ao corpo, a maioria dos leitores já sabe. Aumenta a força física, a disposição, melhora o sono e a saúde cardiovascular, prevenindo diversas doenças. Porém, o hábito de se movimentar também traz benefícios à saúde mental, principalmente neste ponto no que se refere ao Setembro Amarelo.


O alerta é fundamental para a Educação Física, pois reforça a importância da atividade física na promoção da saúde mental e prevenção. A personal trainer e coordenadora do curso de Educação Física da FPS, Cristianne Tomasi.

“A prática regular de exercícios contribui para reduzir sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Professores e profissionais da área podem atuar como agentes de conscientização, incentivando hábitos saudáveis e o diálogo aberto sobre emoções. Além disso, o movimento valoriza a integração social por meio do esporte. Dessa forma, a Educação Física se torna uma aliada na campanha de valorização da vida”, destacou Tomasi.


COMO A FPS PODE AJUDAR A SAÚDE MENTAL?

No Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, a Faculdade Pernambucana de Saúde inaugurou a Clínica PSI-FPS, que é um serviço-escola destinado à formação dos estudantes que sob supervisão se dispõe a atender a comunidade do entorno da FPS.


Já em relação à Educação Física, a FPS oferece ao público a FPS Sports, local para prática de futebol, natação, corrida, esportes na areia e muito mais. Ainda, há a academia FPS GYM, com aparelhos de última geração. 

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page