Sindguardas Jaboatão emite nota após episódio envolvendo guarda municipal
- mais jaboatao
- 20 de mai.
- 2 min de leitura
No comunicado, a entidade representativa dos trabalhadores informou ainda que está "acompanhando atentamente o desenrolar dos acontecimentos, aguardando a apuração dos fatos pelas autoridades competentes”

Com informações do Leia Já
Foto: Reprodução/redes sociais
O Sindicato da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes (Sindguardas) publicou uma nota após um guarda municipal ter atirado em carro com mulher grávida durante uma briga de trânsito na BR-101, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital. No comunicado, a entidade representativa dos trabalhadores esclareceu que o “referido guarda não se encontrava no exercício de suas funções no momento dos fatos e informou ainda que está acompanhando atentamente o desenrolar dos acontecimentos, aguardando a apuração dos fatos pelas autoridades competentes”.
Segundo relato das vítimas, o carro do guarda municipal, identificado como Alberico Carneiro de Abreu, teria cortado pela direita. Ele ultrapassa o casal na pista e saca uma arma pela janela, fazendo sinal para que ele parasse. A mulher, no banco do passageiro, grava toda a ação de seu celular.
A Prefeitura informou que a Secretaria Executiva de Segurança Cidadã levou o caso para a Corregedoria da Guarda Civil Municipal. Um processo administrativo será aberto para investigar o caso. O casal também registrou um boletim de ocorrência contra o guarda. A Polícia Civil registrou o caso como acidente de trânsito e ameaça e, além disso, instaurou um inquérito para investigar os fatos.
A Polícia Civil disse que a ocorrência foi registrada na Central de Plantões da Capital como acidente de trânsito e ameaça. A corporação afirmou também que instaurou um inquérito para investigar os fatos.
Confira abaixo a nota íntegra
O Sindicato da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes vem a público se manifestar sobre o fato ocorrido no último sábado, 17 de maio de 2025, e amplamente noticiado pela mídia local nesta data.
Em relação aos acontecimentos que envolvem um membro da Guarda Civil Municipal e também filiado a esta entidade sindical, esclarecemos que o referido guarda não se encontrava no exercício de suas funções no momento dos fatos.
Informamos ainda que o Sindicato acompanhará atentamente o desenrolar dos acontecimentos, aguardando a apuração dos fatos pelas autoridades competentes.
Reiteramos nossa confiança nas instituições que compõem o sistema de justiça criminal, certos de que será assegurado ao guarda envolvido o pleno exercício do contraditório, da ampla defesa e da presunção de inocência — garantias fundamentais previstas na Constituição Federal.
O Sindicato reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito aos direitos constitucionais de todos os seus filiados e da sociedade em geral.
Jaboatão dos Guararapes, 19 de maio de 2025.
Erick Freire
Presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes
SAIBA MAIS








Comentários