Vereador Henrique Metalúrgico (PT) destaca papel da Câmara em entrevista a podcast sobre Jaboatão dos Guararapes
- mais jaboatao
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Henrique também criticou a lentidão nas respostas a requerimentos apresentados por seu gabinete. Ele citou como exemplo a solicitação de informações sobre contratos e apoio pedagógico nas escolas do município, ainda sem retorno oficial

Foto: Assessoria de Imprensa
O vereador Henrique Metalúrgico (PT) participou do primeiro episódio da nova temporada do Mais Podcast — vinculado ao Portal Mais Jaboatão —, gravado na quarta-feira (28), e abordou, entre outros assuntos, o funcionamento da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes e o perfil atual dos vereadores. Durante o programa, transmitido em parceria com o Portal Fala News, Rádio Tamandaré e Tamandaré Web, o parlamentar defendeu o papel fiscalizador do Legislativo e enfatizou sua atuação como oposição no mandato iniciado este ano.
“Hoje, eu sou o único que se declara, de fato, oposição”, afirmou em entrevista aos jornalistas Tiago Brito e Sanchilis Oliveira. Segundo Henrique, a presença majoritária de parlamentares alinhados ao Executivo tem limitado o debate. Para ele, isso compromete o aprofundamento de temas relevantes. Apesar das dificuldades, destacou que a oposição que exerce é propositiva: “Nossa atuação vai ser firme, vai ser a fiscalização, para que possamos, de fato, trazer soluções”.
Henrique também criticou a lentidão nas respostas a requerimentos apresentados por seu gabinete. Ele citou como exemplo a solicitação de informações sobre contratos e apoio pedagógico nas escolas do município, ainda sem retorno oficial. “Recebi o telefonema da secretária (municipal de Educação) Mônica (Maria de Oliveira Andrade), que ficou surpresa por não ter respondido. Pedi o número do protocolo e estou aguardando uma posição concreta”, disse.
Durante o podcast, o vereador relatou visitas a unidades de ensino e postos de saúde, onde identificou deficiências estruturais. Comentou ainda a atuação do Ministério Público e a importância de mais audiências públicas, especialmente em temas como educação, saúde e contenção de encostas. Também mencionou a necessidade de garantir a aplicação de emendas parlamentares destinadas à cidade.
No encerramento, reforçou seu compromisso com a população. “Vamos estar firmes, vamos estar fortes, vamos continuar fiscalizando todas as demandas que chegam”, concluiu.

Emprego e desenvolvimento econômico
Henrique Metalúrgico defendeu a criação de um polo industrial em Jaboatão como alternativa para geração de empregos. Segundo ele, há tratativas com fornecedores do setor automotivo e com representantes da Stellantis para instalação de novas empresas no município. “Estamos falando em potencial de até 25 mil empregos diretos e indiretos. Mas é preciso desapropriar áreas e garantir estrutura para que isso avance”, alertou.
O parlamentar também destacou a importância de capacitar a mão de obra local e revelou articulações para instalação de duas unidades do Senai na cidade. “A contrapartida tem que ser clara: 80% dos trabalhadores precisam ser de Jaboatão. Isso é desenvolvimento com responsabilidade social.”








Comentários