VIII Congresso Nacional: segurança e equilíbrio emocional marcam último dia de evento com vereadores de Jaboatão
- mais jaboatao
- 24 de mai.
- 2 min de leitura
O último dia foi marcado por exposições voltadas ao equilíbrio emocional na vida pública e à estruturação da segurança nos municípios

Foto: Assessoria de Imprensa
A comitiva de vereadores de Jaboatão dos Guararapes concluiu, neste sábado (24), a participação no VIII Congresso Nacional de Agentes Públicos e Políticos. Realizado ao longo da semana, no Hotel Littoral, bairro de Cabo Branco, em João Pessoa (PB), o evento reuniu representantes de diferentes municípios para discutir práticas legislativas, gestão pública e comunicação institucional.
O último dia foi marcado por exposições voltadas ao equilíbrio emocional na vida pública e à estruturação da segurança nos municípios. As palestras ocorreram pela manhã e encerraram oficialmente a programação do congresso no início da tarde.
O delegado especial de Polícia de Pernambuco, Abraão França Didier, destacou a responsabilidade das câmaras municipais na promoção de políticas públicas de segurança. Para ele, conhecer as realidades locais é essencial para propor medidas eficazes. “Cada município tem uma identidade. A segurança pública precisa levar isso em conta, ou as soluções não vão funcionar”, afirmou. Ele defendeu a integração entre os entes federativos como caminho para ações mais efetivas.
Já o secretário de Saúde de Igarassu, Ton Tavares, falou sobre os impactos emocionais do cotidiano político. Para ele, prosperidade não está ligada à riqueza, mas ao equilíbrio em todas as áreas da vida. “Você alcança a saúde mental se entender prosperidade dessa maneira. Porque se não entender, vai estar sempre buscando e achando que não chegou”, afirmou. Em sua fala, também citou o privilégio da sobrevivência à pandemia e a responsabilidade que isso confere a quem ocupa funções públicas. “Você é um agente do bem. E o agente público existe para devolver algo à sociedade”, completou.
Além de acompanharem os debates, parlamentares de Jaboatão destacaram o aprendizado adquirido ao longo da programação. Jeane Cândido (PRD) reforçou a importância da troca de experiências e mencionou uma das primeiras palestras do evento. “Falamos sobre o regimento interno da Câmara. Vou levar esse conhecimento para a nossa casa legislativa, lá em Jaboatão dos Guararapes”, afirmou.
José Givaldo (PL) avaliou positivamente a diversidade dos temas abordados. Para ele, os conteúdos discutidos contribuem diretamente para o dia a dia do mandato. “Foi um momento importante de aprendizado. As palestras sobre comunicação e planejamento vão ajudar muito no nosso trabalho em Jaboatão”, destacou. Marlus Costa (PP) também ressaltou a relevância dos debates sobre oratória e comunicação institucional. “É fundamental que a gente saiba se comunicar bem. Isso aproxima a população e fortalece a transparência do nosso trabalho”, disse.
Durante o evento, os vereadores também acompanharam discussões sobre marketing político, execução de emendas e violência de gênero, além de painéis com gestores públicos de diferentes áreas. A comitiva de Jaboatão acompanhou integralmente a programação.








Comentários