top of page

"É nossa missão conter a escalada da extrema direita em nossa cidade", enfatiza o ex-prefeito do Jaboatão, Elias Gomes, em carta à imprensa

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 16 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

Na publicação, a liderança política destacou que os últimos oito anos foram de abandono, de sucateamento dos equipamentos públicos, de descaso e de desprezo com os mais humildes

ree

Foto: Assessoria de Imprensa


O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e candidato ao Governo Municipal pelo PT, Elias Gomes, encaminhou uma carta à imprensa após ter participado da disputa eleitoral. Na publicação, a liderança política destacou que os últimos oito anos foram de abandono, de sucateamento dos equipamentos públicos, de descaso e de desprezo com os mais humildes. Diante desta situação, segundo ele, é necessário profunda reflexão. Para Elias, o resultado adverso é um alerta e desafio para a manutenção do conjunto de forças que deu sustentação à chapa.


“É nossa missão conter a escalada da extrema-direita em nossa cidade. É nossa missão nos mantermos vigilantes. É nossa missão denunciar sobre os imensos abusos cometidos utilizando o vale-tudo para se manter no poder. É necessário que se combata o uso da máquina e o exorbitante e ilimitado uso do poder econômico que, em alguns momentos, tentou impedir o nosso acesso em determinadas áreas da cidade", alertou Elias em um trecho da carta.


Elias Gomes foi candidato à Prefeitura e obteve 59.508 votos. A federação PT/PCdoB/PV, que fez parte da Frente Popular de Jaboatão, também contou com apoio do MDB, Solidariedade, Republicanos e da federação Rede Sustentabilidade/PSOL.


Confira a carta na íntegra abaixo


CARTA À MILITÂNCIA, AOS PARTIDOS POLÍTICOS E AO POVO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES


Gente querida.


Passada uma semana das eleições, é hora de agradecer o empenho e a dedicação de tanta

gente e tantos partidos que acreditaram e lutaram para ver a nossa cidade retomar o

caminho do desenvolvimento econômico e social, interrompido há oito anos.

Tudo o que construímos entre 2009 e 2016 com a participação direta do povo está sendo

destruído. É assim na saúde (destruída), na educação (despencando), na limpeza e

manutenção das áreas populares (entregues ao abandono), e mais os graves problemas

nos morros, na drenagem e no transporte de passageiros, além da segurança pública.

Oito anos de abandono, de sucateamento dos equipamentos públicos, de descaso e

desprezo com os mais humildes, cada vez mais desassistidos, justamente os que mais

precisam de uma gestão que os abrace e acolha assegurando-lhes assistência decente,

respeitosa e eficiente.


É também hora de profunda reflexão.


O resultado adverso nos alerta e nos desafia para a manutenção do valoroso conjunto de

forças que deu sustentação à chapa da mudança verdadeira. Entre 2009 e 2016,

transformamos o município antes considerado "terra de ninguém" e desacreditado, em uma

cidade respeitada, próspera e de um povo altivo.


A palavra é RESISTÊNCIA.


Ao contrário dos últimos oito anos, em que o atual grupo político no poder surfou com uma oposição dividida e desarticulada, somos chamados a nos manter unidos e exercendo vigilante fiscalização nas ações da prefeitura, de modo a garantir a oferta de políticas públicas essenciais para a população que sofre com o desmantelamento de serviços básicos.


Enfrentamos todos esses abusos de pé, sem nenhum vacilo, pois sabíamos tratar-se da nossa missão. E é assim que precisamos continuar, juntos, unidos com esse mesmo conjunto de forças: a federação PT/PCdoB/PV, que contou com o MDB de Rafael Arruda na condição de vice; o Solidariedade, liderado no estado por Marília Arraes; o Republicanos do

ministro - e liderança ascendente no estado - Silvio Costa Filho; a federação Psol/Rede; o PCB; e o PSB do prefeito do Recife, João Campos.


Precisamos nos manter mobilizados, inclusive buscando agregar mais forças do campo progressista e democrático, ampliar as bases sociais, e logo definir estratégia comum de fiscalização na aplicação dos recursos públicos e de cobrança de políticas públicas essenciais para a população.


É nossa missão conter a escalada da extrema direita em nossa cidade. É nossa missão nos mantermos vigilantes. É nossa missão denunciar sobre os imensos abusos cometidos utilizando o vale-tudo para se manter no poder. É necessário que se combata o uso da máquina e o exorbitante e ilimitado uso do poder econômico que, em alguns momentos, tentou impedir o nosso acesso em determinadas áreas da cidade.


É necessário que o Ministério Público Eleitoral investigue a utilização abusiva da fé. Os "donos do poder" ocuparam igrejas e festejos religiosos de maneira perniciosa e abusiva, prática não somente restrita a um candidato, mas principalmente pelos detentores do poder, instrumentalizando templos como se fossem comitês e púlpitos como se fossem palanques eleitorais. Isso fere a ética e o princípio do estado laico contido na Constituição Federal.


Importante alertar e denunciar também a utilização exaustiva da tática do fascismo. Eles repetiram mil vezes inverdades com farta propaganda em horário nobre em todas as mídias televisivas, radiofônicas, redes sociais e páginas cooptadas, sempre utilizando vastas somas do dinheiro público, mostrando para a população um Jaboatão dos Guararapes que não existe, diante das medíocres gestões do grupo que se abriga no PL local e estadual.


Na última e decisiva semana, pesquisas internas indicavam um pleito em dois turnos com a nossa participação na segunda etapa. Isso fez com que o candidato do PL fosse ao extremo no uso desbragado da máquina pública e do poder econômico.


Uma cidade com uma população com elevado grau de vulnerabilidade social, aliada à descrença na política, além de um ambiente crescente de conservadorismo, gerou as condições para que a força bruta do poder pudesse colher os frutos de uma vitória de um grupo político que encontra forte rejeição na cidade, mas se impôs pela força usada sem limite.


É contra tudo isso que precisamos lutar desde já. Sigamos juntos, de mãos dadas. É essa a nossa missão.


Elias Gomes


Ex-deputado estadual, ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e ex-prefeito das cidades do Cabo de Santo Agostinho e do Jaboatão dos Guararapes

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page