top of page

Agosto Lilás: Robson Biro Biro destaca combate à violência contra a mulher e anuncia roda de conversa no Curado IV

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 23 de ago.
  • 2 min de leitura

O parlamentar destacou que a luta contra o feminicídio deve ultrapassar o campo estatístico e se transformar em compromisso social e político

ree

Foto: Divulgação/Agência Black Mídia


O vereador Robson Biro Biro, do Avante, defendeu durante sessão na Câmara de Jaboatão, o fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Ele citou dados do Ligue 180, que registrou 86.025 denúncias de janeiro a julho deste ano, e anunciou a realização de uma roda de conversa no Curado IV, em parceria com o Instituto Amor Pelo que Faz (IAPF), marcada para sexta-feira (22). Em sua fala, Biro Biro destacou que a luta contra o feminicídio deve ultrapassar o campo estatístico e se transformar em compromisso social e político.


“O silêncio, a vergonha e o medo fazem com que essas mulheres, muitas vezes, se calem. Isso não podemos aceitar, nem como parlamentares, nem como cidadãos. Se você, mulher, está vivendo isso, peça ajuda, ligue para o 180, vá a uma delegacia. Tem gente pronta para te ouvir”, afirmou. O parlamentar também colocou o seu gabinete à disposição de servidoras e munícipes que busquem orientação institucional.


O vereador reforçou o convite para a roda de conversa que será realizada no pátio da Escola Falcone, no Curado IV, às 18h30. “Esse não é um tema político, é um tema que tem por finalidade salvar vidas. Será um espaço de diálogo, com a presença de autoridades, para fortalecer políticas públicas e orientar mulheres sobre como e onde buscar ajuda”, declarou.


Durante o pronunciamento, o presidente em exercício da sessão, vereador Marcelo Adriano, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), destacou a importância da pauta e lembrou que foi protocolado projeto de lei para impedir a nomeação, em cargos comissionados, de pessoas condenadas por feminicídio ou violência doméstica. Ele ressaltou ainda que a discussão se insere no contexto do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. “Quem agride uma mulher não é homem, é um canalha. Precisamos prevenir, mas também punir, para que essas pessoas sintam na pele e no bolso que devem respeitar as mulheres”, afirmou.


Marcelo Adriano acrescentou que pretende reapresentar proposta de lei que obriga bares, restaurantes e estabelecimentos a fixarem cartazes com o número do Ligue 180. “Muitas vezes, a mulher não tem acesso à informação. Essa divulgação é um alerta simples e eficaz para que ela saiba onde denunciar”, pontuou.


A vereadora Jeane Cândido, do Partido Renovação Democrática (PRD), também se manifestou e reforçou que a violência contra a mulher ultrapassa a esfera física. “Há casos de agressões psicológicas, morais e virtuais. Muitos agressores atacam a imagem das mulheres nas redes sociais ou em condomínios, onde as vítimas vivem isoladas e sem possibilidade de pedir ajuda. É fundamental ampliar a divulgação do Ligue 180 também nesses espaços”, observou.


Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page