top of page

Delegada Gleide Ângelo cobra celeridade à Prefeitura de Jaboatão na conclusão do concurso da Guarda Municipal

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

O concurso ofereceu 117 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 10 vagas para Agente Municipal de Trânsito e Transporte

ree

Foto: Divulgação


Em pronunciamento na tribuna da ALEPE na tarde desta segunda-feira, 20, a deputada Delegada Gleide Ângelo denunciou a indefinição quanto à conclusão de suas etapas finais do concurso público da Guarda Civil Municipal de Jaboatão dos Guararapes, regido pelo Edital nº 02/2024 e organizado pela Fundação Carlos Chagas.


O concurso ofereceu 117 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 10 vagas para Agente Municipal de Trânsito e Transporte. As provas, incluindo os testes físicos, aconteceram entre os meses de agosto e novembro do ano passado e foi divulgado que a homologação estava prevista para fevereiro/2025. No entanto, houve apenas a publicação de uma lista final de aprovados aptos à Investigação Social. Desde então, o concurso segue sem avanço público ou cronograma oficial, estando há mais de sete meses na fase de investigação social, sem previsão para a divulgação de resultados ou para o início do Curso de Formação.


“Não é razoável que um concurso público siga indefinido por tantos meses, sem explicações oficiais e sem previsão de conclusão. A população de Jaboatão precisa e merece um efetivo maior, e os candidatos que se prepararam e chegaram até aqui merecem respeito e transparência. É hora da Prefeitura dar uma resposta concreta e concluir esse processo com a urgência que o tema exige”, declarou a parlamentar em sua fala, acrescentando ainda que “A ausência de informações oficiais por parte da Prefeitura de Jaboatão tem gerado insegurança e insatisfação entre os candidatos, que vivem um vácuo de comunicação, com retorno zero sobre o andamento do processo. Eles estão com suas vidas paradas”.


A Delegada explicou ainda que no último mês de agosto foi inaugurada a Academia da Guarda Civil Municipal de Jaboatão — uma estrutura voltada para a realização do Curso de Formação dos candidatos aprovados. Mesmo assim, os candidatos classificados seguem sem qualquer informação ou cronograma publicado sobre o início dessa etapa. “É um completo descompromisso com os homens e mulheres de Jaboatão se inaugurar uma Academia da Guarda Municipal e o concurso público seguir parado há meses — e sem previsão para as novas etapas. Um investimento desses só faz sentido se estiver a serviço da população, o que claramente não está acontecendo”.


Segundo dados oficiais, o Jaboatão possui atualmente 301 guardas municipais efetivos para uma população estimada em 683.285 habitantes — o que representa a proporção de 1 guarda para cada 2.270 habitantes. Entretanto, a Associação Brasileira de Guardas Municipais recomenda a proporção de 1 agente para cada 250 habitantes como o ideal para atender adequadamente às demandas de segurança pública. Como resultado, a cidade figura entre as mais violentas de Pernambuco. De acordo com dados divulgados no site da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes é a segunda cidade do Estado com mais registros de crimes violentos letais intencionais do Estado, com 171 ocorrências até o dia 15 de setembro.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page