Feira das Feiras acontece no Festival Coquetel Molotov com foco na Economia Criativa Preta
- mais jaboatao
- 20 de nov.
- 3 min de leitura
Com incentivo cultural do SIC Recife e em parceria com a Feira Preta, maior plataforma de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, festival recebe edição especial no dia 6 de dezembro

Foto: Divulgação
O Festival No Ar Coquetel Molotov em sua 22ª edição em parceria com a Feira Preta e apoio do Futuro Black, vai abrir a sua Feira No Ar para empreendedores locais comercializarem seus produtos e serviços junto ao público do evento no dia 06 de dezembro no Campus da UFPE. A iniciativa foi contemplada pelo edital SIC – Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife.
Após circular por festivais como WME, Samba & Taste no Parque Villa-Lobos, Festival Latinidades (Brasília) e The Town (São Paulo), a Feira Preta, maior festival de economia criativa preta da América Latina, chega ao No Ar Coquetel Molotov com uma edição pocket que celebra a potência da economia preta no Nordeste.
No dia 6 de dezembro, o público pernambucano poderá conhecer e apoiar empreendedores negros locais das áreas de moda, gastronomia, beleza, arte, design e literatura, selecionados em parceria com a curadoria da iniciativa Futuro Black, que atua no fortalecimento de negócios criativos liderados por pessoas negras. A ação faz parte do movimento de circulação nacional da Feira Preta, que em 2025 adotou um formato itinerante, levando a experiência do festival para diferentes territórios e ampliando a visibilidade de empreendedores negros em eventos culturais de grande impacto.
“A Feira Preta é um espaço de visibilidade, troca e prosperidade para a comunidade negra. A cada edição pocket, nos conectamos com novas redes e potências locais, reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento da economia preta em todo o país”, afirma Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e uma das maiores referências do afroempreendedorismo no Brasil.
O Festival Coquetel Molotov é um dos eventos mais importantes da cena cultural independente do Nordeste, e celebra este ano mais de duas décadas de história. Com programação que combina música, artes visuais, tecnologia e inovação, o festival será o palco perfeito para a Feira Preta Pocket conectar o público a novas narrativas e expressões criativas negras.
Sobre a Feira Preta
Em um mercado de trabalho ainda marcado pela reprodução da desigualdade racial, trabalhadores negros enfrentam maiores barreiras tanto para conquistar uma vaga quanto para progredir na carreira. Esse cenário é ainda mais desafiador para as mulheres negras, que lidam com a intersecção da discriminação de raça e gênero. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que, embora representem 56,1% da população em idade ativa, pessoas negras correspondem a 65,1% dos desocupados no Brasil.
Criada em 2002 por Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Com 23 anos de trajetória, reúne artistas, empreendedores e criadores negros de todo o Brasil e da diáspora em uma celebração da diversidade, inovação e prosperidade preta. O festival impulsionou o conceito de economia preta, promovendo o fortalecimento de cadeias produtivas e a valorização da identidade negra como ativo econômico, cultural e social.
Futuro Black
A Futuro Black nasce como uma empresa social dedicada a impulsionar profissionais negros e pardos de diferentes áreas, criando caminhos para que tenham acesso a oportunidades justas no mercado de trabalho e na vida. A iniciativa surgiu em 2020, a partir do incômodo do jornalista e especialista em Direitos Humanos, Thiago Augustto, com a ausência de pessoas negras na mídia em pautas que não estivessem relacionadas à violência ou à dor. Movido por essa inquietação, ele decidiu fundar um banco de talentos que conecta profissionais negros à televisão, ao rádio e aos jornais, ampliando sua presença como fontes de informação qualificadas.
Hoje, a Futuro Black vai muito além de um banco de fontes. A organização cria caminhos para que trabalhadores negros encontrem melhores oportunidades de trabalho e oferece consultorias e treinamentos a empresas interessadas em incluir a diversidade racial de forma estruturada e estratégica em sua cultura organizacional. Também promove eventos voltados ao afroempreendedorismo e oferece cursos gratuitos para pessoas negras em áreas como formação de currículo, inteligência emocional e desenvolvimento de parcerias.
Feira das Feiras no Festival No Ar Coquetel Molotov
Local: Campus da UFPE - Recife
Data: 06 de dezembro de 2025
Parceria: Feira Preta e Futuro Black
Incentivo: SIC - Prefeitura do Recife








Comentários