Jaboatão inicia diálogo para integrar programa internacional de formação artística
- mais jaboatao
- 1 de nov.
- 3 min de leitura
O encontro foi para discutir a adesão do município ao programa europeu “Europa 2031”, iniciativa da União Europeia voltada à formação artística e ao intercâmbio cultural de jovens de países em desenvolvimento

Do Blog Fala PE
Foto: Assessoria de Imprensa
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu um passo na internacionalização da cultura do município. O prefeito Mano Medeiros, acompanhado da gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, recebeu, na última sexta-feira (31), o maestro Ricardo Diniz, fundador do Instituto Artes Sol Maior – sediado em Jaboatão -, para discutir a adesão do município ao programa europeu “Europa 2031”, iniciativa da União Europeia voltada à formação artística e ao intercâmbio cultural de jovens de países em desenvolvimento.
O Instituto Artes Sol Maior é a única entidade brasileira selecionada para participar do edital europeu, que permitirá ao município integrar o programa. A parceria prevê a oferta de bolsas de estudo e intercâmbio para jovens artistas locais, com formações em música e outras linguagens culturais em instituições da Europa.
Durante o encontro, realizado no Complexo Administrativo, também foi promovida uma videoconferência com representantes do governo espanhol, que reafirmaram o interesse em consolidar o projeto e anunciaram a instalação sub-sede do Artes Sol Maior na Espanha, a partir de 2026.
De acordo com o prefeito Mano Medeiros, esse diálogo é o início de algo maior. “Estamos abrindo as portas da Europa para os talentos de Jaboatão e fortalecendo nossa cultura como instrumento de transformação social. A cultura forma, educa e inspira, e é isso que queremos multiplicar no nosso município”, destacou.
O maestro Ricardo Diniz ressaltou que a construção da parceria vem sendo articulada há mais de um ano e representa um marco. “Jaboatão será o primeiro município do Brasil a participar do programa. Essa cooperação é resultado do reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido aqui. Estamos somando esforços com a gestão municipal para oferecer aos jovens novas oportunidades de formação e intercâmbio”, pontuou.
Em 2024, o Conservatório Instituto Artes Sol Maior, sediado em Jaboatão, levou um grupo de jovens do município para realizar cinco concertos humanitários na Europa, com renda revertida a refugiados de guerra. A iniciativa despertou o interesse das autoridades europeias e culminou na proposta de parceria permanente. “Tudo começou com um gesto de solidariedade, e hoje se transforma em um projeto de impacto global. O apoio da Prefeitura é fundamental para que essa ponte cultural se torne realidade e leve o nome de Jaboatão ainda mais longe”, afirmou o maestro.
As bolsas de intercâmbio serão destinadas a jovens entre 12 e 27 anos e oferecerão formação profissional em música e outras expressões artísticas. As inscrições já estão abertas no Conservatório Instituto Artes Sol Maior, localizado no Market Place, em Piedade, nas quartas e sextas, das 14h às 18h, e aos sábados pela manhã.
O programa “Europa 2031” reúne investimentos culturais e educacionais da União Europeia voltados à inclusão, diversidade e valorização da arte em países em desenvolvimento com recursos originalmente reservados durante o período da pandemia e agora destinados a projetos de cooperação internacional.
A partir deste primeiro diálogo, a Prefeitura do Jaboatão e o Instituto Sol Maior deverão avançar nas tratativas formais do convênio, com previsão de novos encontros e definição das etapas de execução. Para o prefeito Mano Medeiros, essa é uma oportunidade que reforça o papel de Jaboatão como protagonista no cenário cultural. “Estamos construindo pontes. Essa parceria simboliza o futuro que queremos para Jaboatão, um futuro com mais educação, arte e oportunidades. E esse é apenas o começo”, concluiu o gestor.








Comentários