Moreno: Defesa Civil debate Plano de Contingência 2025 e estratégias para enfrentar fortes chuvas
- mais jaboatao
- 18 de mai.
- 2 min de leitura
O encontro contou com a participação do prefeito Edmilson Cupertino, do vice, Zé do Ônibus, secretários municipais e executivos das principais áreas envolvidas nas ações preventivas e de resposta a desastres naturais

Foto: Assessoria de Imprensa
A Defesa Civil de Moreno realizou neste domingo (18/05) uma reunião emergencial na sede da prefeitura para discutir os pontos do Plano de Contingência 2025 e definir estratégias diante da previsão de fortes chuvas para os próximos dias. O encontro contou com a participação do prefeito Edmilson Cupertino, do vice, Zé do Ônibus, secretários municipais e executivos das principais áreas envolvidas nas ações preventivas e de resposta a desastres naturais.
Durante a reunião, foram revisados os principais pontos do Plano de Contingência, documento que estabelece as ações a serem executadas na ocorrência de eventos naturais extremos, visando garantir a integridade da população, preservar o patrimônio público e privado, e restabelecer os serviços essenciais o mais rápido possível.
"Estamos em estado de atenção devido à previsão meteorológica que indica chuvas intensas nos próximos dias. Nossa prioridade é a segurança da população, especialmente nas áreas de risco já mapeadas", afirmou Marcondes Barros, gerente da Defesa Civil durante a abertura do encontro.
Ele apresentou as ações preventivas que já estão em andamento, como o monitoramento constante dos índices pluviométricos e das previsões meteorológicas, além da intensificação da fiscalização nas áreas de risco de inundação e deslizamento. Também destacou a importância da manutenção do plantão de 24 horas durante o período chuvoso e a utilização eficiente dos sistemas de alerta.
A reunião também definiu os protocolos de acionamento do Grupo de Trabalho de enfrentamento aos desastres e a implementação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), caso o cenário evolua para situação de emergência. Foram revisadas as responsabilidades de cada órgão municipal e as estratégias de coordenação com instituições estaduais como Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Neoenergia, COMPESA e CODECIPE.








Comentários