top of page

Nazaré da Mata marca presença no Festival Pernambuco Meu País

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura

Evento realizado na noite deste sábado (22), levou, ao Jardim do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, apresentações do Maracatu Cambinda Brasileira e do Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte

ree

Foto: Dani Pedrosa


O coração do Recife bateu mais forte na noite desse sábado (22), quando o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, subiu ao palco do Festival Pernambuco Meu País, para um espetáculo que emocionou e encheu de orgulho todos os presentes.



Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura de Pernambuco, o grupo, mais antigo em atividade ininterrupta no País e o único a manter sua sede na zona rural, no Engenho Cumbe, liderado pelo renomado Mestre Anderson Miguel, mostrou toda a potência e ancestralidade da cultura afro-brasileira, indigena e europeia, em uma apresentação que foi um verdadeiro tributo à cultura popular do interior pernambucano.


O festival, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, integra as comemorações carnavalescas e tem como missão celebrar e valorizar as tradições que fazem do estado um celeiro de riquezas culturais. E o Cambinda Brasileira, com seus caboclos de lança, reis, rainhas, baianas, mestre, contramestre e músicos, trouxe para o Bairro do Recife um pouco da essência de Nazaré da Mata, cidade conhecida como a "Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto".


Sob o comando do Mestre Anderson Miguel, figura central da nova geração de poetas populares, na preservação e difusão do maracatu, o grupo apresentou um repertório que mesclou tradição e contemporaneidade, levando ao público uma experiência única de música, dança e história. Ele também é responsável por liderar o grupo cultural Ciranda Brasileira Raiz da Mata Norte, que também levou ao palco toda alegria, poesia e dança.


“Ver Nazaré da Mata representada pelo Maracatu Cambinda Brasileira e pelo Mestre Anderson Miguel neste festival é emocionante. É como ver a alma do nosso povo ganhando vida no palco. É uma apresentação que celebra a resistência e a identidade do nosso povo” destacou o Secretário Municipal de Cultura, Washington Dário.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page