Recife sedia debate sobre moda sustentável neste fim de semana
- mais jaboatao
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Evento, realizado na tarde deste sábado (5/7), apresenta a técnica upcycling como alternativa criativa para transformar resíduos em peças autorais e conscientes

Foto: Divulgação
Designers, artistas, estudantes e curiosos pelo universo da moda sustentável são convidados a explorar novas formas de pensar e criar, vislumbrando futuros possíveis para o setor. É com esse convite que o Recife recebe, neste sábado (5/7), o evento “Fora do Eixo: Formação em Processos Criativos, Inovação e Sustentabilidade na Moda”.
A iniciativa propõe um mergulho no upcycling, técnica que transforma resíduos têxteis em peças autorais, e será realizada das 13h às 16h, no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, no Bairro do Recife.
A programação começa às 13h com a acolhida dos participantes. Kamila Nascimento e a equipe da Rede Kami recebem o público, criando um ambiente de boas-vindas e integração para o início das atividades.
Às 13h30, acontece a palestra “Como transformar sua manualidade no DNA da sua marca”, conduzida por Germana Souza. Na ocasião, a convidada compartilha experiências e reflexões sobre como a manualidade pode se tornar um elemento central e diferenciador nas marcas de moda sustentável.
A partir das 15h, o momento é dedicado ao REC Criativo: reimaginar, explorar e criar. Os artistas que participaram do projeto Fora do Eixo apresentam quatro composições inéditas, mostrando os caminhos percorridos, as inspirações e referências que guiaram suas criações.
Cada núcleo criativo tem a oportunidade de evidenciar suas impressões e a experiência vivida durante a imersão. A atividade é conduzida por Kamila Nascimento e os participantes do ciclo formativo.
O encerramento está previsto para às 16h, com agradecimentos finais e um convite para que o público siga refletindo sobre os caminhos possíveis para uma moda mais ética e sustentável. A condução será de Kamila Nascimento.
“Reaproveitar é dar voz ao que parecia descartado. O upcycling não é só técnica, é uma atitude para redesenhar o mundo que vestimos”, afirma Kamila Nascimento, idealizadora da Rede Kami.
Com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto reforça o papel da cultura como agente de transformação social e ambiental.
Commentaires