Secretário estadual Daniel Coelho reforça ações em Pernambuco no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
- mais jaboatao
- 26 de jul.
- 2 min de leitura
Entre as iniciativas, está o Plantar Juntos Manguezal, que plantará 14 mil mudas até o final de 2025 em Ipojuca, Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação
No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, neste sábado (26), o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, reforçou o compromisso da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em promover ações para ampliar a cobertura vegetal nativa por meio do plantio e da recuperação de áreas degradadas dos biomas Mata Atlântica e Caatinga com a meta de plantar quatro milhões de árvores em 2026, das quais já foram plantadas um milhão. Entre as iniciativas, está o Plantar Juntos Manguezal, que plantará 14 mil mudas até o final de 2025 em Ipojuca, Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Outro trabalho destacado pelo secretário Daniel Coelho é em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia com o projeto "De Olho nas Praias de Pernambuco: Soluções Baseadas na Natureza para Inovação do Gerenciamento Costeiro frente às Mudanças Climáticas”. Entre as ações, no Programa Cientista Arretado, está o mapeamento tridimensional de área de restauração de manguezal, que já foi iniciado, para avaliação de estoque de carbono. A iniciativa integra ciência, tecnologia e políticas públicas na busca por soluções sustentáveis que contribuam para a restauração ecológica das praias e a conservação da biodiversidade costeira.
"O manguezal é um dos principais ecossistemas que nós temos para a redução do desequilíbrio ambiental. Ele é responsável por grande parte da captação dos gases causadores do efeito estufa e funciona como uma barreira natural para os nossos corpos hídricos e ambientes costeiros. O Governo de Pernambuco, sabendo desse papel fundamental desempenhado pelos manguezais, vem desenvolvendo ações e projetos científicos para contribuir com a proteção desses ecossistemas, como o Plantar Juntos, que atua diretamente no plantio, e o Cientista Arretado, que vai propor estratégias técnicas para aumentar a saúde dos manguezais e impulsionar a capacidade deles de capturar o carbono da atmosfera", destacou Daniel Coelho.








Comentários