top of page

Teatro de Santa Isabel recebe evento de audiodescrição poética em comemoração aos dez anos da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência

  • Foto do escritor: mais jaboatao
    mais jaboatao
  • 4 de jul.
  • 2 min de leitura

Promulgada em 6 de julho de 2015, a Lei de Inclusão, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um marco na garantia de direitos e no incentivo à igualdade de oportunidades

ree

Foto: Leonardo Ramos


O Teatro de Santa Isabel, no Recife, será palco de uma ação inovadora de acessibilidade neste sábado (5/7), às 16h30. Em comemoração aos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), 13 profissionais capacitados realizarão a audiodescrição poética do espetáculo infantil Mundo em Busca do Coração da Terra, que acontece dentro do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, realizado pela Metrón Produções. 


Promulgada em 6 de julho de 2015, a Lei de Inclusão, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um marco na garantia de direitos e no incentivo à igualdade de oportunidades. No Recife, esses princípios se materializam por meio do projeto “Transcriar Imagens – Audiodescrição Poética no Teatro”, promovido pela VouSer Acessibilidade.


O curso capacitou 13 profissionais, incluindo pessoas com e sem deficiência visual, reforçando a importância desse público como consultores e produtores de acessibilidade. Cada participante recebeu uma bolsa de incentivo no valor de R$ 1.500 para participação na formação, que teve carga horária de 60 horas e combinou aulas online e presenciais.


A proposta incluiu a criação coletiva de roteiros de audiodescrição poética, abordagem que integra sensibilidade e estética ao processo narrativo. “A audiodescrição poética amplia as possibilidades artísticas na acessibilidade e torna a experiência mais significativa para todos os públicos”, explica Andreza Nóbrega, idealizadora e coordenadora do projeto.


O espetáculo Mundo em Busca do Coração da Terra, da companhia Tropa do Balacobaco (Arcoverde-PE), tem 70 minutos de duração e classificação livre. A narrativa acompanha o menino sertanejo Mundo em uma jornada para devolver o coração roubado de Abayomi, personagem encantada responsável pela troca do dia pela noite.


Durante a apresentação, os alunos do curso farão a audiodescrição ao vivo de elementos visuais como cenários, figurinos, expressões e movimentos, garantindo que pessoas com deficiência visual acompanhem todos os detalhes da encenação.


O “Transcriar Imagens” foi realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital Recife de Formação Técnica, da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O corpo docente contou com o diretor teatral Jefferson Fernandes (UFRN) e o pesquisador Thiago Cerejeira, especialista em acessibilidade cultural. O projeto também promoveu intercâmbio com o grupo pernambucano O Poste Soluções Luminosas.

Comentários


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page