Vinicius Castello deixa o PT e se filia ao PCdoB
- mais jaboatao
- 19 de set.
- 2 min de leitura
A ida para o partido acontece meses após Vini assumir a Secretaria-Executiva de Infraestrutura do Recife

Do Leia Já
Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
O ex-vereador de Olinda e atual secretário-executivo de Infraestrutura do Recife, Vinicius Castello, oficializará nesta sexta-feira (19) sua saída do PT e a entrada no PCdoB. O ato de filiação está marcado para o Clube Vassourinhas, em Olinda, das 17h às 21h.
Castello ganhou projeção em 2024, quando disputou a Prefeitura de Olinda e obteve 48,62% dos votos válidos, ficando a pouco mais de 4 mil votos da prefeita eleita, Mirella Almeida (PSD). A eleição foi considerada um dos embates mais acirrados do Estado, envolvendo diretamente o prefeito do Recife, João Campos (PSB) e a governadora Raquel Lyra (PSD), apoiaram candidatos em lados opostos.
A ida para o PCdoB acontece meses após Vini assumir a Secretaria-Executiva de Infraestrutura do Recife. O cargo foi oferecido diretamente por João Campos e pelo vice-prefeito Victor Marques, filiado ao PCdoB. A movimentação consolidou a aproximação de Castello com o grupo do prefeito da capital e aumentou o distanciamento em relação ao PT, que não participou da negociação.
Peso eleitoral e disputa em 2026
Com a mudança de legenda, Vinicius se prepara para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Analistas avaliam que o ex-petista chega como um dos nomes competitivos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), embora agora sob a liderança comunista, que já conta com figuras de peso como a ministra Luciana Santos e o deputado federal Renildo Calheiros, ambos ex-prefeitos de Olinda.
A saída de representa uma perda para o PT, que havia construído em torno dele uma das principais candidaturas de esquerda no município de Olinda. Agora, a legenda perde espaço para o PCdoB, que retoma protagonismo no cenário político local.








Comentários